Aromaterapia para o equilíbrio dos chakras

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

 

RESUMO BÁSICO DOS CHAKRAS

1 – O CHAKRA BÁSICO

O chakra básico, também chamado de chakra raiz ou muladhara, está localizado na base da coluna, no períneo. Possui quatro pétalas e um quadrado representando elemento terra.
A cor associada deste chakra é o vermelho.

O chakra básico está ligado ao nosso “aterramento” ou seja, à sua ligação com a terra. Este pode ser descrito como a nossa capacidade de aceitar a realidade, de “manter nossos pés no chão”. Isso significa que o chakra básico está ligado ao mundo material, trazendo a consciência e a energia para tudo que é físico.

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA BÁSICO
*Qualquer óleo essencial de aterramento, centralização e fortalecimento são apropriadas para o chakra base. Vetiver, mirra, musgo de carvalho, benjoim, patchouly, cassia e violeta folha são muito eficazes. Algumas empresas fornecem sinergias prontas.
*Você pode usar óleos essenciais associados ao chacra básico para fortalecer qualquer fraqueza ou para corrigir os desequilíbrios energéticos. Por exemplo, uma pessoa sonhadora pode tornar-se mais realista e aterrada através do equilíbrio do chakra básico.

2 – O CHAKRA SACRAL

O chakra sacral também é chamado de chakra umbilical ou svadhisthana, está localizado na região pubiana, entre o umbigo e genitais. Este chakra possui seis pétalas, e um crescente lunar branco, sendo associado ao elemento água.

O chakra sacral representa a energia criativa, as emoções sensuais e a sexualidade. Está associado aos órgãos reprodutivos, bexiga, intestinos grosso edelgado, apêndice, sacro e região lombar. A energia do chakra sacral diz respeito à alegria de viver, criação e prazer.

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA SACRAL
* Todos os óleos essenciais sensuais e aquecedores são apropriados para o chakra sacral. Jasmim, rosa (ou absoluto de rosa), sândalo, sálvia esclaréia, tangerina, ylang-ylang, cardamomo e gengibre são especialmente eficazes.
* Você pode usar óleos essenciais associados ao chakra sacral para fortalecer qualquer fraqueza ou para corrigir os desequilíbrios energéticos. Por exemplo, pessoas que sofrem com frigidez, cistite crônica, problemas menstruais ou dores lombares podem se beneficiar através do equilíbrio do chakra sacral.
3 – O CHAKRA PLEXO SOLAR

O chakra do plexo solar também é chamado de chakra manipura e está localizado no corpo áurico diretamente sobre o plexo solar físico (a boca do estômago). Tem dez pétalas azul-acinzentadas e carrega um triângulo associado ao elemento fogo. A cor do chakra do plexo solar é amarela.
O chakra do plexo solar está ligado ao poder pessoal e ao controle. É o chakra da auto expressão, relacionado ao nosso ego e personalidade. É o regulador das nossas vontades de aprendizado e comunicação e também está associado ao modo como fazemos conexões com as outras pessoas.

O chakra do plexo solar está associado ao estômago, pâncreas, fígado, vesícula biliar, baço, glândula supra-renal e digestão geral.

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA PLEXO SOLAR
* Todos os óleos essenciais em que você encontre proteção, equilíbrio e purificação são apropriadose para o chakra do plexo solar. Juniper , vetiver, gerânio, gengibre e anis são especiamente eficazes.
* Você pode usar óleos essenciais associados ao chakra do plexo solar para fortalecer qualquer fraqueza ou para corrigir os desequilíbrios energéticos. Por exemplo, alguém dominador ou abusivo, que não tem controle sobre sua vida, que está com raiva, pode se beneficiar de cura chakra do plexo solar.

4 – O CHAKRA CARDÍACO

O chakra cardíaco também é chamado de chakra anahata, e está localizado no corpo áurico diretamente sobre o coração. Tem 12 pétalas e carrega uma estrela de seis pontas.

Representa o elemento ar (ou vento).

O chakra cardíaco se preocupa com a convivência solidária e harmoniosa do corpo e do espírito, e está associada com o coração e o peito. Ele representa o amor incondicional, o perdão, a compaixão e o amor de Deus ou o amor espiritual e divino. Quando o seu chakra cardíaco é equilibrado e forte, torna-se fácil de expressar o amor para as outras pessoas.

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA CARDÍACO
* Todos os óleos essenciais associados ao amor são apropriados para o chakra do coração. Rosa otto, rosa absoluto, melissa, neroli, ylang-ylang, gerânio, pau-rosa e bergamota são especialmente eficazes.
* Você também pode usar óleos essenciais associados com o chakra cardíaco para fortalecer qualquer fraqueza ou para corrigir os desequilíbrios energéticos. Por exemplo, alguém que é emocionalmente imaturo ou uma pessoa com doença cardíaca ou câncer de mama pode ser beneficiar pela cura do chakra cardíaco.

5 – O CHAKRA LARINGEO

O chakra laríngeo também é chamado vishuddha e está localizado no corpo áurico na região da garganta. Tem 16 pétalas roxas e tem um círculo branco que representa a lua cheia do elemento espaço. A cor associada com chakra da garganta é azul-esverdeado.

O chakra laríngeo está relacionado com a comunicação significativa e auto-expressão. É também o centro da vontade. Ele é associado à boca, cordas vocais, traquéia e tireóide.

Quando o chakra da garganta é forte e equilibrado, é mais fácil expressar verdades e palavras espirituais mais elevadas.

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA LARÍNGEO
Qualquer óleo essencial que ajude na auto-expressão são adequados para o chakra laríngeo. Camomila romana, camomila alemã, raiz de angélica, pau-rosa e tomilho são especialmente eficazes. Alecrim e hortelã-pimenta também são excelentes opções.
Você pode usar os óleos essenciais associados ao chakra laríngeo para fortalecer qualquer fraqueza ou para corrigir os desequilíbrios energéticos. Os corpos energético e físico podem ser vistos operando juntos – por exemplo, quando alguém apresenta, ao mesmo tempo, dificuldades físicas, emocionais e energéticas, podem se beneficiar da cura através do equilíbrio do chakra laríngeo.

6 – O CHAKRA DO TERCEIRO OLHO

O chakra do terceiro olho, também é chamado de chakra anja, está localizado no corpo áurico, no meio da testa, acima e entre as sobrancelhas. Ele tem duas pétalas branco acinzentadas e um círculo branco simbolizando a essência sutil da consciência.

O chakra do terceiro olho está ligado à intuição, sabedoria e com foco no desenvolvimento espiritual interior. A meditação regular é uma maneira ideal para abrir o terceiro olho. O chakra do terceiro olho é associado com as glândulas pineal e pituitária, medula espinhal, olhos, ouvidos, nariz e seios nasais.

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA DO TERCEIRO OLHO
Todos os óleos essenciais que ajudem na concentração, visão e intuição são apropriados para o chakra do terceiro olho. Helichrysium, alecrim, manjericão, junípero, olíbano, mirra e tomilho são especialmente eficazes .
Você pode usar o óleo essencial associado com o chakra do terceiro olho para fortalecer qualquer fraqueza ou para corrigir desequilíbrios energéticos. Por exemplo, uma pessoa espiritualmente não evoluída, que está preocupado com o materialismo, pode amadurecer espiritualmente através da cura chakra do terceiro olho.

7 – O CHAKRA CORONÁRIO

O chakra da coroa é também chamada de sahasrara, ou “lótus de mil pétalas”, e está localizado na coroa da cabeça. É o chacra da conexão com o Universo, da nossa identificação com o Criador, com o plano espiritual e cósmico. É o chakra da alma e da nossa conexão mais pura pois, através dele, recebemos a luz divina. Violeta é a cor associada ao chakra da coroa.

É o responsável pela irrigação energética do cérebro. Também é ligado às experiências de clarividência, mediunidade e telepatia.

Quando há bloqueio nesta importante via de luz e energia, podem ocorrer doenças nervosas, perturbações mentais, crises espirituais e até perda da fé. Uma visão materialista da existência também indica uma disfunção no chakra coronário.
ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA CORONÁRIO
*Todos os óleos essenciais que traga a sabedoria divina são apropriados para o chakra da coroa: Lavanda, pau-rosa, olíbano, mirra e sândalo são especialmente eficazes.
*Você pode usar óleos essenciais associados ao chakra da coroa para fortalecer qualquer fraqueza ou para corrigir os desequilíbrios energéticos. Por exemplo, pessoas que sentem que a vida perdeu o sentido, podem se beneficiar da cura através do equilíbrio do chakra coronário.
Referências:


FARRER-HALLS ,Gill. The Aromatherapy Bible. Great Britain. Godsfield Press, 2005. P. 256 – 262.

Postado há 31st May 2014 por Fran Machado

Esta matéria foi publicada em forma de série na nossa fan page do Facebook (https://www.facebook.com/aromasvitais). Como nem todos os seguidores do blog estão na rede social, resolvi reproduzir a matéria completa aqui, para que todos possam aproveitar as dicas!

Marcadores: chacras chakras energia equilibrio equilibrio energético

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Add Comment Register



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *